terça-feira, 22 de outubro de 2013





JOGOS E/OU ATIVIDADES QUE PODERÃO FAVORECER O DESENVOLVIMENTO E A APRENDIZAGEM DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL.
JOGANDO COM MOSAICOS
Instruções do Jogo
O jogo do Mosaico aqui apresentado é composto por um tabuleiro em forma de um quadrado (20x20cm), preenchido com formas geométricas, sendo 8 quadrados amarelos, 8 triângulos verdes, 8 losangos vermelhos e 8 azuis(todas as figuras medem 4cm cada lado). O mosaico deverá ser apresentado montado, para que a criança visualize-o antes de remontar,  ela deverá remontar a gravura idêntica a do exemplo, movendo as figuras geométricas e as cores adequadamente.
O  jogo poderá ser confeccionado com EVA, respeitando as cores, as formas e os tamanhos.  

SITUAÇÃO I 
Na situação I a memória, a atenção, concentração, reversibilidade, conceitos matemáticos, percepção espacial, percepção visual e estimulação cognitiva (fazendo uso dos questionamentos), estarão sendo desenvolvidas.

 

 DESCRIÇÃO:
 Inicialmente,  o professor deverá  propor para o aluno a observação da gravura em mosaico  por 1 ou 2 minutos, fazendo alguns questionamentos a respeito do jogo, partindo das quantidades de peças, como elas estão organizadas, que figuras geométricas estão sendo apresentadas?   Em seguida, solicitar que o aluno represente-a igualmente contemplando cores, formas e localização.
O aluno também poderá ficar a vontade para criar suas próprias gravuras.
Caso o aluno apresente dificuldades para montar o mosaico o professor poderá propor a montagem apenas da parte que ela lembrar, poderá questionar  sobre a localização das peças, sobre as cores e figuras.(Que cores ficam nos lados do tabuleiro? Você lembra?
Onde ficam os quadrados? Que peças ficam nas pontas do tabuleiro?
Que peças ficam no centro do tabuleiro? Qual é a forma e a cor dessas peças?)


A partir da utilização do jogo de mosaicos poderão ser desenvolvidos  nos alunos os seguintes aspectos dos mecanismos de aprendizagem.
  Atenção;
  Memória;
  Concentração;
  Reversibilidade;
  Criatividade;
  Conceitos matemáticos (cores, formas, tamanhos);
  Percepção espacial;
 Percepção visual;
 Linguagem;
 A Capacidade de Representação gráfica;
           Estimulação cognitiva (fazendo uso dos questionamentos)

Os professores do Atendimento Educacional Especializado – AEE ou os professores  da sala de aula regular poderão fazer  algumas  intervenções para problematizar a situação de aprendizagem com base no jogo do mosaico.
Através das intervenções e da montagem do jogo o professor poderá estar desenvolvendo aspectos dos mecanismos de aprendizagem fundamentais para o desenvolvimento da aprendizagem de um aluno.

SITUAÇÃO II
 Para desenvolver a capacidade de representação gráfica, a criatividade e a linguagem:
boneco morcego

foguete





DESCRIÇÃO:
A professora deverá propor ao aluno  a criação de algumas  gravuras a partir do mosaico e depois solicitará a representação das mesmas no papel, observando a quantidade de peças usadas  para compor cada uma, e finalmente, cada aluno nomeará seus desenhos.
Caso o aluno apresente dificuldades para fazer a representação, o professor deverá questionar a respeito das figuras geométricas que foram utilizadas e ainda o modo como estas foram organizadas para se formar uma gravura.


Adriana Martins -AEE

2 comentários:

  1. Olá, Adriana

    Considero a proposta de atividade com mosaico muito favorável para o intervenção no atendimentos dos alunos com deficiência intelectual, pelo fato de trabalhar os mecanismos de aprendizagem, a criatividade e lúdico. Parabéns!

    Beijos
    Ana Rita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ana Rita,
      É uma atividade bastante prazerosa também!!!!!
      Beijos
      Adriana Martins

      Excluir