BINGO DE LETRAS COM ALFABETO
MÓVEL
SITUAÇÃO I: bingo ditado pela professora
A criança receberá a cartela com seu NOME, em
seguida a professora irá ditar as letras, a criança irá procurar a letra ditada
e a colocará em sua cartela. A criança que primeiro preencher a cartela será a
ganhadora.
SITUAÇÃO II: bingo auto ditado
A
criança aqui receberá uma cartela com seu nome, um pote com letras em que ela
de olhos fechados escolherá uma letra e
depois ditará e colocará em sua cartela , se esta for contemplada, se não, a
letra sem valia será colocada em um segundo pote. E assim por diante, a criança
ganhará quando preencher sua cartela e depois de ser verificada juntamente com
a professora se as letras foram colocadas adequadamente.
Aspectos dos mecanismos de aprendizagem que serão
desenvolvidos a partir da utilização desse material:
Atenção
(escutar, ver e observar);
Memória
(na relação letra ouvida letra falada);
Inteligência
(compreender e analisar);
Emocional
(decidir, esperar, controlar, aceitar);
Social (
conviver com as regras, ganhar, perder);
Concentração;
Leitura(relação
grafema/fonema);
Percepção
visual e espacial.
POSSÍVEIS OBSERVAÇÕES E INTERVENÇÕES:
*Observar como a criança está organizando as letras
na cartela, o professor poderá intervir perguntando se algumas letras se
repetem? Pedir que observassem em seus nomes que letras se repetem, de quantas
dessas letras eles irão precisar?
*Perguntar a respeito da localização das letras, se
estiver no começo e no final do seu nome a mesma letra qual espaço seria melhor preencher
primeiro?
*Por que algumas letras não serviram para completar a cartela? Adriana Martins-AEE
Nenhum comentário:
Postar um comentário